segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cuidados
Iniciais


Quando filhotes, evite ao máximo passeios na rua antes de todas as vacinas serem aplicadas, pois a incidência de doenças é muito comum em cães pequenos e ainda não imunizados por completo. Se for necessário realizar passeios, procure realizar passeios curtos e em áreas de menor movimento. Um complemento vitamínico e um reforço de cálcio normalmente são recomendados pelos veterinário, mas não os dê por conta própria. Procure o veterinário que irá lhe indicar, caso necessite, as doses corretas.

Socialização


Ainda quando pequenos, deve-se inciar a socialização do cãozinho, pois esta raça tende a ser muito reservada com estranhos. Sempre que chegar visitas deixe-os chegar perto, tocar, fazer carinho no filhote, e após todas as vacinas completadas, passeie com ele para se acostumar com pessoas.

Pele

As doenças de pele (Hots Spots) são uma das causas de maior dor de cabeça para os donos, pois depois de se instalarem dificilmente são curadas rapidamente, mas com persistência e rigoroso cuidado com a medicação recomendada pelo veterinário, se alcança o controle. Como prevenção, existem alguns cuidados:
1) a comida deve estar bem balanceada para o Chow;
2) a escovação regular do denso casaco de pêlos;
3) a higiêne do local onde vivem também é fundamental tanto para a boa saúde do cão quanto para a do dono.
4) Seque bem o pêlo do chow. Nunca deixe o subpêlo úmido, pois é assim que começam os Hots Spots.


Higiene

Quando você der banho, lembre-se de não deixar cair água na orelha do seu cão, coloque algodão para evitar isso. Evite banho em filhotes antes dos 3 meses de idade, principalmente se estiver frio. No tratamento anti-pulgas tenha cuidados com talcos, shampoos, sabonetes,... Prefira tratamentos de longo prazo, como Frontline, Revolution ou Program, e lembre-se: a pulga vive a maior parte do tempo perto do cão, e não no cão. Deixe seu ambiente sempre limpo. Os chows são cães que não gostam de viver em ambientes sujos, são naturalmente limpos.

Liderança


Problemas de comportamento também devem ser evitados, nunca deixe que o cão o "conquiste", pois aí o papel de dono e de cão se inverterão, e os Chows sempre tentarão invertê-los. Deixe claro quem manda e não estranhe a resistência que virá da parte deles. Seja enérgico e claro pra eles.

Alimentação


Os filhotes devem ser alimentados de 4 à 5 vezes ao dia até 6 meses, a partir dai, esse número deve diminuir gradualmente até 2 refeições (pela manhã e ao entardecer). Uma única refeição por dia é prejudicial ao animal.
A melhor opção de alimentação é a ração de boa qualidade. Comida caseira pode gerar problemas de pele e obesidade, além de problemas dentários.
Mantenha um prato para comida e uma tigela para água só dele. Habitue seu cão a comer em horas certas, sirva comida e a retire posteriormente, mesmo que ele não tenha comido tudo, impedindo assim que a comida estrague e venha a provocar diarréias ou atraia baratas e formigas.

Suplementos


Além de comida adequada seu cão pode necessitar de suplementos de cálcio, vitaminas, remédio de vermes, vacinas e exercícios regulares. Consulte seu veterinário, ele lhe indicará as doses e o período necessário. Nunca esqueça das vacinas, pois é a garantia de saúde contra as principais doenças infecto-contagiosas.




Um comentário:

  1. adorei o blog! tenho uma chow chow filhote ainda.. e é sempre bom saber mais sobre a raça. suas peculiaridades e seus cuidados.
    Muito bom mesmo, continue! =D

    ResponderExcluir